Tricote Junto: Colete - Material [Aula 1]


Quando eu comecei a pensar nesse TJ eu já sabia que queria fazer uma peça de primavera/verão que fosse versátil e estilosa. E então navegando pela a internet e buscando por inspirações veio a ideia de fazer um colete. Eu já vi diversos coletes, sendo a maioria deles em crochê, e deu a vontade de fazer um na minha versão em tricô.

Abaixo você encontra algumas das minhas inspirações para o nosso projeto:


O colete é uma peça super versátil e pode ter diversas construções: mais curto, mais comprido, com manga, sem manga, com franja ou sem franja. Para o nosso TJ eu decidi fazer ele um pouco comprido e com as cavas bem abertas, e sobre as franjas podemos decidir juntas. Sem mais delongas vamos aos materiais: 

Fio

Você pode fazer com o fio da sua preferência, mas eu vou sempre incentivar a você utilizar um fio mais fino - eu acho que a peça fica mais delicada - e como estamos falando em vestuário de primavera/verão eu também vou indicar que você tricote com algum fio pelo menos 50% de algodão.

No meu caso eu vou tricotar com fio compatível com agulha nº 3, e tenho separado 250g ou 800m.

Caso você queira calcular a quantidade de fio a Pris Lopes tem um vídeo ensinando um cálculo estimado:


Agulha

Como queremos uma peça mais soltinha e com um caimento mais leve eu indico você testar um número de agulha maior do que o indicado. Eu por exemplo vou tricotar com um fio compatível com agulha nº 3 e vou utilizar a agulha nº 4,5

E por fim também vamos precisar de tesoura, agulha de tapeçaria e fita métrica.

Já separou seu material? Posta nas suas redes sociais com  #tjtricoetal e marca o meu @rosiene_tricoetal